quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Ambiente aberto de Xadrez Online

Retirado do blog Vida Geek.

O Xadrez Livre é um ambiente aberto de ensino e aprendizagem de xadrez criado para servir como apoio ao projeto de ensino de xadrez nas escolas brasileiras.

Mas não é só ensino e aprendizagem que interessam por lá, há também o Ambiente de Jogo (http://xadrezlivre.c3sl.ufpr.br) , onde os usuários podem jogar contra robôs ou entre si - há uma média de 100 usuários conectados, mas já aconteceram picos com 300 jogadores. São 3 níveis de robôs (fácil, intermediário e difícil) que já completaram 100 mil partidas. O robô difícil, por exemplo, já jogou 21.136 partidas e dessas, ganhou 19.668.

Além disso, o Xadrez Livre é composto ainda por outras duas ferramentas:

  • o Módulo de Aprendizagem, que tem como objetivo auxiliar o estudo das regras e aspectos introdutórios do jogo de Xadrez, disponibilizando explicações sobre o jogo e suas regras e exercícios de fixação da aprendizagem;
  • e o Gerenciador de Torneios, uma ferramenta para o planejamento e o acompanhamento de competições de Xadrez.

Para os desenvolvedores que quiserem contribuir o código fonte está em http://git.c3sl.ufpr.br/gitweb. O servidor é um componente Jabber baseado em XMPP/Jabber, com interface Javascript e Ajax.

Pra quem quiser entrar em contato com a equipe – formada por bolsistas do Centro de Computação Científica e Software Livre (C3SL) da UFPR – escreva para xadrez-devel em c3sl ponto ufpr ponto br.